Avaliação de produtos: uma estratégia importante para a sua loja virtual
Todos sabem que as avaliações e recomendações são o que realmente vendem hoje em dia. Qualquer e-commerce que tenha recomendações positivas é mais procurado. Do mesmo modo, sites que possibilitam a avaliação de produtos tendem a vender mais.
De acordo com uma recente pesquisa divulgada pelo Grupo Consumoteca, 80% dos consumidores acham fundamental encontrar avaliações positivas de outros compradores da marca ou produto de seu interesse, ajudando, dessa forma, na tomada de decisão.
Só que há um problema: nem todo cliente faz avaliações. Enquanto isso, clientes com reclamações não medem esforços e escrevem o quanto for preciso.
Para tornar as avaliações mais frequentes e criar um reflexo realmente realista da satisfação do cliente, as maiores empresas do mundo aplicam o avaliação de produtos.
O que é a avaliação de produtos no e-commerce?
O avaliação, ou rating, nada mais é do que uma avaliação de determinado serviço ou produto feita pelo usuário. Em alguns casos, ao invés de obrigar o cliente a escrever, um botão ou um clique são suficientes para atribuir uma nota. Geralmente, uma “estrela”.
Praticamente toda loja online hoje em dia está montada em cima de plataformas que permitem ao cliente fazer comentários ou avaliações sobre produtos. Shopify, Woocommerce, Nuvemshop, Prestashop, Tray, etc., permitem que o cliente comente.
Contudo, no caso de muitas delas, para incluir um sistema de notas, com estrelas, por exemplo, é preciso incluir novos módulos, plugins ou modificar configurações.
Dependendo da plataforma, isso pode ser mais simples ou mais complicado. Mas lembre-se de duas coisas: primeiro, vale a pena, portanto, é importante investigar; segundo, se sua loja é na Nuvemshop, basta procurar na loja de aplicativos – há diversos apps que realizam esse tipo de rating e podem ser incluídos na sua loja.
Quanto a referências, basta ingressar em qualquer loja ou produto da Amazon ou do Mercado Livre. Os itens possuem “notas”, assim como cada vendedor, quando é o caso.
Como a avaliação, ou rating, pode gerar mais vendas para a sua loja?
De acordo com a pesquisa de 2020 da E-commerce Quality Index (EQI), a pandemia do Coronavírus impulsionou o crescimento de avaliações e reviews de produtos. Isso porque, devido às restrições de circulação nas lojas físicas, milhões de novos consumidores passaram a comprar pela internet. Esse aumento tornou o comércio online um canal de vendas extremamente relevante. Com isso, a experiência e compra tende a melhorar cada vez mais.
A avaliação de produtos no e-commerce é, hoje em dia, uma ferramenta essencial. Porém, não é apenas no sentido de marketing que lojistas ganham – ou mostrando qualidade para o cliente final. Você também pode ganhar em termos de operações. O avaliação de produtos, com o tempo, fornece aos lojistas uma ideia clara de como gerir o seu portfólio. Em diversas situações, aquelas estrelinhas lhe darão informação para tomar grandes decisões.
Reavaliar produtos com mau desempenho
Produtos que têm boa nota, mas repentinamente começam a apresentar avaliações negativas – pode ser o momento de tirá-los do ar ou avaliar que aspecto foi modificado para reduzir as notas. É possível também detectar produtos mais problemáticos ou aqueles que não se enquadram num portfólio campeão.
Mudar a estratégia para produtos bem avaliados
Produtos aparentemente sem grande retorno, mas que começam a mostrar excelente resultado no rating. Talvez você tenha neles os alvos das suas próximas promoções.
Acredite – é impressionante como uma simples nota de 1 a 5, às vezes, pode trazer muito mais informação que um depoimento de três parágrafos. E, como todo número, o rating gera estatísticas e relatórios com facilidade.
Pesquise agora mesmo como incluir essa ferramenta em sua loja – caso ela ainda não tenha. E aqui, agora, vai uma dica extra para conseguir muito mais “estrelas”: que tal usar a Mandaê nas entregas? Assim você se preocupa com o restante – e nós com as estrelinhas na logística!
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