Black Friday 2020: confira os resultados e o perfil de compra
Mais polêmica que programa de auditório vespertino, a Black Friday sempre divide quem compra e quem vende. Naquela chuvarada de descontos, acaba rolando um dilúvio de problemas como reclamações de fraudes e outros problemas que deixam a data com uma péssima fama para muitos.
Já falamos aqui como se preparar para a data, e hoje trago mais alguns dados de como foi a Black Friday 2020 e quais os aprendizados para a Black Friday 2021.
O balanço da Black Friday 2020 foi feito pela Social Miner e trás um panorama geral do comportamento de compra do consumidor e muitos aprendizados para a data deste ano, que será no dia 26 de novembro.
Black Friday 2020: principais resultados
A Black Friday do ano passado aconteceu durante a pandemia do coronavírus, e esse fator alterou a forma como o consumidor fez suas compras.
Com as restrições de circulação nas lojas físicas, o faturamento da Black Friday 2020 cresceu no comparativo com 2019. Nos dias 26 e 27 de novembro, o e-commerce faturou R$ 5,1 bilhões. Isso representa um crescimento de 31% versus o mesmo período de 2019.
Além disso, alguns dados interessantes na experiência do consumidor também mudou de um ano para outro:
- O uso do Whatsapp no atendimento ao cliente duplicou em 2020;
- O número de consumidores que compraram no período da Black Friday 2020 e tinham comprado na mesma loja em 2019 saltou de 2.06% para 9.8%. Em outras palavras, a taxa de recompra foi quase 5 vezes maior em 2020.
Importante ressaltar que de 30 dias antes da data, cerca de 30% dos consumidores já estavam pesquisando promoções. E 11% já estavam aproveitando as ofertas que encontravam.
Perfil do consumidor na Black Friday 2020
De acordo com a pesquisa da Social Miner, em 2020 os homens foram os responsáveis pelo maior volume no tráfego do e-commerce. Diferente de 2019, onde as mulheres representaram mais de 50% das visitas nas lojas virtuais.
A região Sudeste representou 58% do tráfego nas lojas virtuais. O estado de São Paulo lidera a região com maior número de usuários, seguido pelo estado de Minas Gerais.
Já em relação aos dispositivos, o desktop foi o dispositivo favorito do consumidor durante o período de compras da Black Friday 2020.
Um ponto interessante é que o desktop é a preferência de uso durante os dias da semana. Provavelmente seja porque as pessoas já fazem o uso do computador para outras atividades, e aproveitam para acessar as ofertas da Black Friday.
Em compensação, aos finais de semana, o uso dos celulares é maior. Portanto, adaptar a comunicação do seu e-commerce de acordo com esse comportamento é importante para impactar o seu cliente do jeito certo.
Quais produtos foram os campeões de venda na Black Friday 2020?
A Black Friday 2020 aconteceu no dia 27 de novembro e já no dia 23 foi possível notar o aumento no tráfego dos e-commerces.
Os produtos de moda e acessórios apareceram em primeiro lugar na preferência do consumidor para a Black Friday, representando 25% do total de compra realizada. Em seguida, eletrônicos e informática (24%), beleza (19%) e multicategoria (9%).
Contudo, as categorias que apresentaram maior crescimento de vendas quando comparamos a primeira quinzena de novembro com a segunda quinzena, foram:
- Eletrônicos e informática, com 183% de aumento das vendas;
- Moda e acessórios, com variação de 178%;
- Multicategoria, com variação de 107%.
Conclusão
A Black Friday 2020 foi expressiva em vendas, e tudo leva a crer que a Black Friday 2021 também será. Embora a pandemia do coronavírus ainda não tenha acabado e a situação econômica não esteja das melhores, o mercado está otimista em relação à Black Friday deste ano.
Com o aumento da taxa de recompra visto no ano passado, garantir que a experiência de compra do seu cliente seja positiva é importante para reter e fidelizar.
Por isso, esteja atento à alguns detalhes da sua loja virtual.:
- Garanta boas fotos e descrições dos seus produtos;
- Tenha uma loja adaptada para visualização em celulares;
- Garanta que o serviço de atendimento ao seu cliente seja ágil;
- E, principalmente, contrate um serviço de entrega de confiança.
Afinal, não adianta ter uma loja virtual impecável e não contar com uma logística que entregue a encomenda do seu cliente dentro do prazo combinado. Essa falha pode levar toda a sua estratégia por água abaixo.
A Mandaê é um parceiro logístico que pode garantir que você se preocupe apenas com o que deve na Black Friday: vender! Com a Mandaê, você vende e deixa o resto com a gente.
Se quiser falar conosco e conhecer mais sobre os nossos serviços, então clique aqui!
Leia também:
+ Black Friday 2021 – como se preparar e garantir resultados
+ Pesquisa mostra como está a experiência do consumidor no e-commerce
Compartilhe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.