Como calcular frete dos Correios pelo celular ou computador
Vai enviar uma encomenda para um cliente e está em dúvida se escolhe PAC, Sedex ou outro serviço? Nessa hora, é importante saber como calcular frete dos Correios para comparar diferentes preços e prazos.
É claro que existem outras opções de transportadoras para o e-commerce, mas, muitas vezes, ainda compensa utilizar os serviços da estatal. Por isso, você precisa dominar o aplicativo para calcular frete dos Correios e também a versão para desktop da ferramenta.
Antes de começar a leitura, tenha em mãos os CEPs de origem e destino da encomenda, as medidas do pacote e o peso do objeto. Assim, vai ser mais fácil calcular o frete dos Correios pelo celular ou pelo computador. Vamos lá?
Como calcular o frete dos Correios pelo celular
Vamos começar pelo passo a passo de como calcular o frete dos Correios pelo celular. Afinal, o aplicativo é muito prático e permite que você compare preços e prazos em questão de minutos. Confira:
1. Baixe o app dos Correios
O primeiro passo para calcular o frete dos Correios é baixar e instalar o aplicativo oficial da empresa, disponível no Google Play, na App Store e na Windows Store. A seguir, vamos fazer a simulação de preços e prazos com base no sistema Android.
2. Escolha a opção Preços e Prazos
Depois de instalar e abrir o aplicativo dos Correios, selecione a opção “Nacional” na parte de Preços e Prazos. Também é possível escolher “Internacional”, se você pretende enviar uma encomenda para fora do país.
Lembrando que a opção “Deseja enviar uma encomenda?” é para pessoas e empresas cadastradas no site dos Correios que já utilizam o serviço de forma recorrente. Se você fizer login no app com sua conta, verá as últimas entregas realizadas, como no exemplo abaixo:
3. Preencha os CEPs de origem e destino
O próximo passo é preencher o CEP de origem e o CEP de destino da encomenda. No caso, vamos simular a entrega de um objeto saindo da sede da Mandaê para a sede da plataforma de e-commerce parceira Nuvemshop. Veja como ficam os CEPs preenchidos:
4. Selecione o formato e informe as medidas do pacote
Agora que você preencheu os endereços, chegou a hora de escolher o formato do pacote e informar suas medidas. Primeiro, escolha entre envelope, caixa ou cilindro. Depois, informe a altura, largura e comprimento do objeto, como no exemplo abaixo feito com a caixa:
Repare que, logo abaixo das medidas, você deve informar o peso do objeto. Se não souber, preencha com um valor aproximado, mas saiba que a encomenda será pesada no momento do envio e o preço poderá variar conforme o resultado.
Por fim, é só tocar em “Adicione o objeto” para confirmar.
Saiba mais: Como escolher a melhor embalagem para envio de produtos?
5. Informe o Valor Declarado (opcional)
O Valor Declarado é um seguro opcional dos Correios que dá direito a uma indenização caso sua encomenda seja roubada, danificada ou extraviada. Nessa modalidade, você recebe o valor total do produto indicado em nota fiscal.
Em nosso exemplo, optamos por contratar o Valor Declarado informando o valor de R$ 100:
Agora é só conferir se as informações estão corretas e tocar em “Simular” para ver os preços e prazos.
Saiba mais: Seguro de encomendas: como declarar valor nos Correios
6. Compare os preços e prazos
Na próxima tela, você verá todos os tipos de entrega disponíveis para os CEPs informados e seus respectivos preços e prazos. Em nosso exemplo, foram disponibilizadas as opções de Sedex à vista, Sedex à vista com pagamento na entrega, PAC à vista e PAC à vista com pagamento na entrega:
Nesse caso, a diferença de valor entre PAC e Sedex é pequena, o que torna o Sedex mais vantajoso pela entrega rápida. Observe também que é possível escolher se o envio será pago pelo remetente no ato do despacho ou pelo destinatário no momento do recebimento.
Se você quer saber mais sobre os diferentes tipos de envio dos Correios, recomendamos o ebook gratuito da Nuvemshop para dominar o assunto:
Confira o e-book: Comparativo dos tipos de envio dos Correios
7. Escolha os serviços adicionais
Na tela da simulação, você terá a opção de escolher entre os seguintes serviços adicionais para cada tipo de entrega:
- Aviso de recebimento à vista: comprova a entrega do objeto ao destinatário por meio de um cartão assinado por ele e devolvido ao remetente;
- Aviso de recebimento eletrônico à vista: comprova a entrega do objeto ao destinatário por meio de uma fotografia da assinatura e dados do recebedor;
- Entrega no vizinho: autoriza a entrega em um vizinho em caso de ausência do destinatário (serviço gratuito);
- Foto fachada Sedex Envelope: comprova a entrega do objeto ao destinatário por meio de uma foto da fachada do local;
- Mão própria à vista: garante a entrega somente em mãos da pessoa indicada pelo remetente;
- Posta restante pedida: o objeto fica disponível para retirada pelo destinatário na agência dos Correios mais próxima ao endereço indicado;
- Valor Declarado à vista: seguro que garante indenização no valor real do objeto em caso de roubo, extravio ou danos à encomenda (o valor deve ser comprovado com nota fiscal).
Em nosso exemplo, foi adicionado automaticamente o valor do seguro que escolhemos na opção anterior:
Após comparar os diferentes preços e prazos, você pode optar por fazer uma nova simulação.
E, se precisar de ajuda para rastrear encomendas após o envio, use a ferramenta gratuita da Nuvemshop feita especialmente para esse fim:
Ferramenta grátis: Rastreamento de Correios
Como calcular o frete dos Correios pelo computador
Agora que você sabe como calcular frete dos Correios pelo celular, falta aprender a fazer o processo pelo computador. Confira o passo a passo:
1. Acesse a página Preços e Prazos dos Correios
Para calcular o frete dos Correios pelo computador, comece acessando a página de Preços e Prazos:
2. Preencha os CEPs de origem e destino
Assim como no aplicativo, você deverá preencher o CEP de origem e o CEP de destino na encomenda, como no exemplo abaixo, que utilizamos anteriormente:
Se não souber o CEP de cor, você pode usar o botão “Não sei o CEP” para pesquisar o número no site dos Correios.
3. Escolha o tipo de serviço
Ao contrário do aplicativo, que retorna todos os serviços disponíveis nos resultados da simulação, a ferramenta para desktop exige que você selecione previamente uma modalidade de entrega.
Se quiser ver todas as opções, é só escolher uma qualquer e depois marcar a caixa “Comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis” que vai aparecer abaixo. Em nosso exemplo, escolhemos o PAC:
4. Escolha a embalagem e informe as medidas
Depois de selecionar o tipo de serviço, você poderá escolher o formato do objeto e informar se utilizará um pacote próprio ou uma embalagem dos Correios. Em nosso exemplo, escolhemos “Outra Embalagem” e informamos as mesmas medidas e o mesmo peso do pacote anterior:
Note que, logo abaixo das medidas, são disponibilizados três serviços opcionais: Mão própria, Aviso de Recebimento (AR) e Declaração de Valor. Se tiver interesse em contratar um deles, é só marcar a caixa de seleção.
5. Compare os preços e prazos
Na última tela, você verá o resultado da simulação para todos os serviços disponíveis. No caso, temos as opções de Sedex e PAC, da mesma forma que no aplicativo:
Como é calculado o frete dos Correios?
O cálculo do frete dos Correios é feito por meio da fórmula (C x L x A) / 6.000, em que:
- C é o comprimento da embalagem, em centímetros;
- L é a largura da embalagem, em centímetros;
- A é altura da embalagem, em centímetros;
- 6.000 é o coeficiente de cubagem, um valor baseado nos padrões internacionais e determinado pela IATA (Entidade Internacional das Empresas Aéreas).
Por exemplo, no caso do nosso pacote enviado da Mandaê para a Nuvemshop, o cálculo ficaria assim:
- (C x L x A) / 6.000
- (33 x 22 x 12) / 6.000
- 8.712 / 6.000 = 1,45
Isso significa que, em tese, o frete será calculado a partir do peso cúbico do objeto, que é de 1,4 kg. No entanto, os Correios optam por cobrar o frete pelo peso real quando o objeto pesa menos de 10 kg. Acima desse valor, é considerado o peso cúbico que acabamos de calcular.
Vale a pena usar os Correios no e-commerce?
Os Correios ainda figuram entre os líderes do mercado de logística em termos de capilaridade e custo-benefício. Logo, é um meio de envio importante para os donos de e-commerce, principalmente quando envolve entregas para regiões mais remotas.
É claro que existem várias alternativas de transportadoras, mas cada loja virtual deve avaliar suas necessidades para contratar o serviço ideal.
Para não ter dúvidas ao escolher um serviço de envio, a solução é deixar esse trabalho com a Mandaê. Nossos algoritmos identificam a melhor transportadora para enviar sua encomenda e o melhor preço de frete, além de calcular as rotas mais vantajosas para a entrega.
Assim, fica muito mais fácil garantir um envio rápido, eficiente e econômico para os pedidos dos seus clientes. Conheça agora o passo a passo do processo logístico da Mandaê e comprove.
E então, ficou claro como calcular o frete dos Correios pelo celular e pelo computador?
Aproveite e veja se é melhor escolher os Correios ou as transportadoras para sua loja virtual.
Compartilhe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.