O que é CMV e como calculá-lo?
O cálculo do CMV por saldo é feito com base no fluxo de caixa, a partir da seguinte fórmula: CMV = EI + C – EF. Além a dele, existe o cálculo do CMV por mercadoria, que leva em consideração o estoque em quantidade por itens, obedecendo fórmula: CMV = EI + C + DC – DV – EF.
Você sabe qual é o custo de cada mercadoria vendida em sua loja virtual? Para definir de forma exata o valor a ser cobrado de seus produtos, é preciso conhecer todas as despesas de uma venda. Por isso, saber como calcular o CMV, ou Custo de Mercadoria Vendida, é essencial para o seu negócio.
De forma resumida, o indicador considera todos os gastos para produzir e armazenar um produto antes de um cliente comprá-lo.
Então, se você quer saber o que é CMV, como calculá-lo e a sua importância para a empresa, continue com a leitura deste conteúdo! Vamos lá?
O que é CMV e para que serve?
CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é a soma das despesas para comprar, produzir e armazenar um produto em estoque até que seja vendido.
Ao invés de medir o lucro, o cálculo do CMV parte da premissa de que o sucesso de determinado produto não é medido pela quantidade de giro de estoque, mas sim pelo número de itens que sobraram no armazenamento.
Desta maneira você saberá quanto tempo a mercadoria ficou parada no estoque e como andam as vendas do seu negócio.
Além disso, o conceito pode ser utilizado para verificar quanto cada venda de um produto contribui para o pagamento das demais despesas do negócio, como armazenamento, compra de produtos de fornecedores, impostos etc.
Sendo assim, o CMV funciona como um indicador de desempenho operacional. Ou seja, para entender o quanto uma empresa gasta para adquirir e manter as mercadorias armazenadas até que elas sejam vendidas e transformadas em caixa, é preciso fazer um controle de estoque eficiente.
Como calcular o CMV?
Existem duas maneiras de calcular o CMV: por mercadoria ou saldo monetário. Para as duas contas, são utilizados os seguintes fatores:
- Estoque inicial (EI): o valor de cada mercadoria em estoque;
- Compras (C): as compras realizadas em um período específico;
- Devoluções de compras (DC): itens com defeitos que precisaram ser devolvidos ao fornecedor;
- Devolução de vendas (DV): mercadorias que retornam armazenamento por desistência de compra ou devolução do cliente;
- Estoque final (EF): valor do estoque após um período de vendas, antes da reposição.
Agora, vamos aos cálculos:
CMV por mercadoria
O cálculo do CMV por mercadoria, que leva em consideração o estoque em quantidade por itens. A fórmula é a seguinte:
CMV = EI + C + DC – DV – EF
O CMV é o resultado da soma entre o estoque inicial (EI), compras (C) e devoluções de compras (DC) menos os valores de devolução de vendas (DV) e o estoque final (EF).
Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja virtual de roupas e, no começo do mês, somou R$ 20 mil como estoque inicial (EI). Depois de um mês, fez um pedido ao fornecedor no valor de R$ 3 mil em compras (C).
No entanto, nesse mesmo período, você precisou fazer R$ 200 em devoluções de compras (DC) e teve R$ 400 de devolução de vendas (DV). Na hora de fechar a conta do estoque, viu que sobrou um total de R$ 12 mil no estoque final (EF). Então, a conta seria:
CMV = 20.000 + 3.000 + 200 – 400 – 12.000
O resultado do seu CMV equivale a R$ 10.800. Isso significa que o seu negócio investiu esse valor para vender todas as mercadorias ao longo do mês.
CMV por saldo
O cálculo do CMV por saldo é feito com base no fluxo de caixa. Ou seja, é possível determinar o valor médio que uma mercadoria custa para você a partir da seguinte fórmula:
CMV = EI + C – EF
O CMV é a soma do estoque inicial (EI), compras (C) menos o estoque final.
No exemplo da loja virtual de roupas, o mês começou com R$ 20 mil de estoque de inicial (EI). Durante 30 dias, foram feitos cinco pedidos de compra para reposição, totalizando um valor de R$ 3 mil (C). Ao fechar o mês, havia R$ 12 mil no estoque final (EF). O cálculo, portanto, seria:
CMV = 15.000 + 3.000 – 12.000
O resultado do seu CMV equivale a R$ 6.000. Isso significa que você gastou esse valor desde a compra até a venda dos produtos, isso é, o custo das mercadorias vendidas em seu e-commerce.
Por que o CMV é importante?
O cálculo do CMV ajuda a entender os custos de um negócio, sendo fundamental para a precificação de produtos e para ter uma margem ideal de lucro bruto, ou seja, a diferença entre o faturado e o custo de fazer o produto, antes de deduzir folha de pagamento, impostos e outros custos.
Além disso, o indicador também ajuda a entender a situação financeira de uma empresa na hora de fechar contratos e acordar condições de pagamento.
Saiba mais: Tudo sobre planejamento financeiro para e-commerce
Conclusão sobree o cálculo do CMV
Como vimos, o cálculo do CMV é importante para medir o lucro bruto de uma empresa e verificar se o valor é capaz de cobrir despesas gerais, custos de juros e impostos.
Portanto, não deixe de monitorar o custo das mercadorias vendidas para ver o quão eficiente é o uso dea mão de obra e materiais na sua empresa.
Para facilitar o cálculo do CMV, você pode contar com a planilha gratuita criada pela Mandaê. As instruções de uso do material podem ser encontradas na primeira aba da planilha gratuita.
Confira a planilha: Planilha para cálculo de CMV
E, caso ainda queira conhecer outros indicadores para o seu negócio, confira os artigos a seguir:
Saiba mais:
- Como se calcula o indicador OTIF?
- Indicadores de desempenho logístico fundamentais para o seu negócio
- O que é WMS e como funciona?
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