O que é preciso para criar uma marca de roupa?

O passo a passo para criar uma marca de roupa é:

  1. Defina o conceito da marca
  2. Busque matérias primas
  3. Procure uma fábrica
  4. Faça um protótipo
  5. Desenvolva estratégias de venda
  6. Crie os seus canais de venda
  7. Considere a logística como parte da estratégia da sua loja virtual de roupas

Quer saber mais dicas de como criar uma marca de roupas? Continue com a leitura deste artigo!


Criar uma marca de roupa oferece inúmeras vantagens a quem vende vestuário, principalmente por possibilitar ter margem de lucro maior do que somente vender produtos de fornecedores parceiros.

Mas o processo de produção não é nada simples. Além de exigir investimento, demanda tempo e a realização de uma série de etapas, como elaboração do projeto, conceito da marca e logotipo, tecidos que atendam às suas necessidades de acordo com o orçamento disponível, desenvolvimento de protótipo, parceria com uma fábrica e estratégias de marketing e vendas.

Confira abaixo detalhes de cada uma dessas etapas e veja se vale a pena desenvolver a sua própria confecção: 

 Saiba mais: Como montar uma loja virtual de roupas? 

1. Defina o conceito da marca

Para muitas pessoas, criar uma marca significa apenas desenvolver um logotipo, no entanto, o aspecto visual é apenas uma parte de um processo muito mais amplo.

A marca é um conjunto de expectativas, ideologias, memórias, histórias e características que, juntas, são responsáveis pela decisão de um consumidor escolher um produto ou serviço em detrimento de outro. Além de evoluir ao longo do tempo, também pode ter características como clássica, moderna, jovial, dinâmica e tradicional.

Uma marca de creme corporal que utiliza matérias-primas oriundas da natureza, por exemplo, pode estar ligada a conceitos de sustentabilidade e a não realização de testes em animais, o que vai ao encontro dos anseios do seu público-alvo.

Conheça alguns elementos que compõem uma marca:

  • Pilares da marca: geralmente são cerca de três a quatro palavras-chave ou atributos que incorporam o que é sua marca (que alguém pode utilizar para descrevê-la) e servem como ponto de partida para o desenvolvimento da personalidade da marca.
  • Promessa da marca: o que você trabalha para entregar, ou seja, quais benefícios os clientes podem esperar em cada interação com a sua marca.
  • Missão da marca: é uma declaração do propósito da sua marca, sua razão de existir além de obter lucro. Estipular uma missão ajuda a orientar as ações da sua empresa e a tomada de decisões.
pilares_da_marca

A elaboração da marca tem um enorme impacto no negócio, tanto que muitas empresas contratam agência de branding especializadas no desenvolvimento desse processo.

Avalie se esse é o seu caso e analise cuidadosamente os seus objetivos e o valor que pode gastar com isso. Após a conclusão dessa etapa, você deve se atentar a outros pontos.

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2. Busque matérias-primas

Com o projeto de criação da marca de roupa e o planejamento financeiro em mãos, será a hora de buscar fornecedores de tecidos e demais matérias-primas que atendam suas necessidades de acordo com o orçamento disponível.

Pesquise empresas que vendam apenas os tecidos em larga escala e confecções que além de fabricar as roupas também fornecem as matérias-primas. Avalie as exigências do contrato, como número mínimo de pedidos, qual o tempo entre o pedido e a entrega do material e devolução em caso de defeitos.

3. Procure uma fábrica

As orientações são praticamente as mesmas na busca por matérias-primas. Faça um comparativo entre as empresas de acordo com o preço, quantidade mínima de pedidos, qual o tempo entre o pedido e a entrega do material e processo de devolução em caso de defeitos. Não tenha medo de negociar o valor e fazer uma contraproposta.

4. Faça um protótipo

Construa o modelo de uma peça da sua marca de roupas e apresente a uma lista selecionada de potenciais compradores. Essa é a principal maneira de avaliar seus potenciais riscos de forma rápida e eficaz, já que exigirá investimento bem menor do que a produção em larga escala e permitirá implementar possíveis mudanças antes que a credibilidade da sua marca seja abalada.

5. Desenvolva estratégias de marketing e vendas

Como dito anteriormente, desenvolva sua estratégia de preço com base no estudo das suas personas e monitore a aceitação do público.

Nesta etapa, será fundamental investir em ações de marketing para o lançamento da sua linha de roupas. Leve em consideração divulgações com assessoria de imprensa, anúncios pagos, ações com influenciadores, redes sociais e campanhas de e-mail marketing. Algumas empresas também investem em eventos de lançamento. Para organizar essa etapa, estruture seu plano de marketing em planilhas do Excel.

Lembre-se de também priorizar ações pós-venda para encantar os clientes e aumentar as chances de fidelização. Além de responder de maneira educada e prestativa todas as dúvidas do consumidor, crie mecanismos para melhorar a logística da sua loja virtual e encaminhe e-mails com ofertas exclusivas para estimulá-lo a comprar novamente seu produto.

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6. Crie os seus canais de venda

Como parte fundamental da estratégia do seu negócio, você deve analisar quais canais você irá considerar para realizar as suas vendas, se será loja física, loja virtual ou por meio de revendedores.

A loja física exige um trabalho prévio de pesquisa do ponto, pois é importante considerar um local que tenha um fluxo interessante de consumidores e do seu público-alvo.

Se você optar por trabalhar com vendas online por meio de um e-commerce, considerar um parceiro logístico de qualidade é fundamental para tornar o seu negócio ainda mais competitivo.

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7. Considere a logística como parte da estratégia da sua loja virtual de roupas

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