Como e por que criar um blog para e-commerce
– Como criar um blog para e-commerce?
– Não sei. Vou pesquisar no Google.
A pesquisa rápida já se incorporou aos nossos hábitos e “Googlar” já virou até verbo. Se você está lendo este artigo e chegou até aqui através de uma pesquisa, talvez tenha respondido a uma das questões que motivou sua busca: criar um blog para e-commerce é importante. Mas o desafio não reside em saber a relevância, e sim em por que e como criar. Caso esteja pensando em começar o seu, este post vai mostrar alguns motivos. De quebra, você vai terminar esta leitura com a faca e o queijo na mão.
A importância de criar um blog para e-commerce
Se o baixo tráfego do seu e-commerce te desencoraja a criar um blog “porque ninguém vai ler”, está partindo do pressuposto errado. Deixar essa ideia de lado só vai manter a audiência nos níveis em que já está. Uma das vantagens de criar um blog para e-commerce é melhorar o posicionamento e a relevância do seu site nos mecanismos de pesquisa. Por quê?
O endereço do blog sempre está atrelado ao endereço da home do seu e-commerce. A cada novo post, um novo link aponta para o seu domínio – compartilhamentos em redes sociais também entram para a conta. Quanto mais links internos tiver seu site, melhor. Isso mostra ao Google que o seu endereço está ativo, por isso a frequência dos posts também é importante.
Como recompensa, a relevância da sua loja virtual sobe nos rankings de pesquisa. Por si só, esse já é um bom motivo para colocar a mão na massa e criar um blog para e-commerce.
Reconhecimento: compartilhe o que você já sabe
Vamos supor que você tem um e-commerce de decoração de ambientes. Você é expert no assunto e a inspiração é o que motiva o seu consumidor. Ele pode até não precisar de móveis novos, mas fez uma pesquisa no Google sobre “tendências de decoração para a primavera” e foi certeiro: ao encontrar o seu post na primeira página, adquiriu inspiração para renovar a casa inteira.
Aproveite o fato de ser autoridade no assunto sobre o que você vende e use esse conhecimento no seu blog. Você estabelece uma relação de troca com o visitante: eu dou o conteúdo que você precisa e, em contrapartida, você entra em contato com a minha marca.
Assim como o visitante não demorou mais do que uma página para encontrar o seu conteúdo no Google, ele também fará o caminho mais curto ao ser motivado à compra.
Se gostou do que leu e viu, vai querer transformar a inspiração em consumo e resolver o problema. E adivinha qual é o primeiro link ao qual tem acesso? O da sua loja virtual! Se você foi capaz de resolver o problema, a tendência é que o consumidor volte a te procurar por interesse próprio. Antes, a comunicação fazia o caminho contrário.
A vantagem de ter um bom posicionamento no Google e aparecer em diversas buscas é a mesma de ter uma loja em um ponto comercial movimentado, com a diferença de que na internet você não investe nada além da técnica – e um bocado de tempo, é verdade.
Sobre o conteúdo do blog cabe a mesma comparação. De nada adianta ter um ponto comercial na Oscar Freire se a vitrine não chama a atenção – ninguém vai entrar na loja. Por isso, não use o blog só como ferramenta de criação de links internos com um conteúdo que deixa a desejar. Capriche nas postagens e nos recursos visuais.
Atração: primeiros passos da criação de blog para e-commerce
É preciso levar três fatores em consideração antes de começar a mandar bala nas postagens: persona, conteúdo e SEO. Vamos explicar cada um deles e ao longo do post também colocamos alguns links com cursos e outros artigos que complementam as informações.
Persona e conteúdo
Você sabe quem é o seu consumidor? Diferentemente do público-alvo, para fazer um bom conteúdo você precisa definir uma persona. Persona é um visitante ou consumidor fictício que você vai criar para representar o seu público e direcionar o conteúdo: tem nome, idade, profissão, classe social e hábitos de consumo. A Mandaê também definiu uma persona e sempre a usamos quando escrevemos um post para blog como este.
No começo, o Analytics do seu e-commerce pode dar pistas de quem é esse consumidor, mas à medida que o blog se desenvolve esse perfil é aperfeiçoado. Tendo uma persona definida, você já tem uma linha editorial para os seus posts. O curso de Inbound Marketing da Hubspot tem certificado, é rápido, gratuito e dá uma força para entender esses conceitos com mais clareza.
SEO
Além de definir o conteúdo, você precisa manjar um pouco de SEO para tentar posicionar o seu post nos primeiros lugares dos mecanismos de pesquisa. Existem algumas boas práticas para começar.
Títulos:
- Escolha um título atrativo e objetivo que contenha uma keyword (palavra-chave). No exemplo acima, a keyword é “luminárias criativas”.
- Evite definir uma keyword muito abrangente e com uma palavra só, como “luminárias”, mas fuja de títulos muito específicos com expressões que ninguém usa (e ninguém procura também).
Keywords:
- A keyword que você escolheu para o texto deve aparecer no título, no primeiro parágrafo em negrito, na URL e no Cabeçalho 2, pelo menos. Confira na foto acima onde encontrar as opções no editor do WordPress.
- Na URL, lembre-se de não usar pontuação e espaços. Se for editar o nome do post, separe com hífens.
E outras dicas:
- Se for ilustrar o texto, salve as imagens no seu computador com expressões que contenham a keyword escolhida.
- Não repita indistintamente a sua keyword, não a esconda no código e não faça plágio. Além da questão ética, os robôs do Google descobrem e seu site pode ser penalizado.
- Faça parcerias com outros blogs para gerar link building.
- Sempre adicione meta descriptions aos seus posts (com até 140 caracteres) e resuma o conteúdo do post de maneira atrativa. A meta description é como o seu site vai aparecer nos mecanismos de busca:
A função do blog para e-commerce
Enquanto os ads e as promoções enviadas por e-mail impulsionam vendas e procuram o consumidor, o principal papel do blog é trazer gente nova ao site por meio da exposição gratuita da marca. Essa é uma das ferramentas de branding.
Se antes o foco era o consumo, hoje as marcas querem ser amadas. Mesmo com produtos caros e design minimalista, a Apple é admirada pelos seus consumidores. No mundo inteiro, pessoas acampam em portas de lojas e competem pela compra dos primeiros novos iPhones. A Apple é bem sucedida por ter autoridade com os seus clientes quando o assunto é tecnologia. É uma marca amada. Como dizem por aí, o amor é cego: a consequência de um cliente amar uma marca é a fidelidade.
Nesse sentido, criar um blog para e-commerce é uma estratégia para fortalecer o seu nome e impulsionar a pesquisa orgânica pelo seu site. O aumento desse tipo de pesquisa atesta que seu nome está fixado na memória do cliente. Atração, reconhecimento, lembrança, confiança, vantagem nos mecanismos de pesquisa, branding… Já demos uma forcinha e alguns motivos mais que suficientes para começar. Mas você só vai perceber os benefícios ao tráfego e conversões do seu site quando lançar o seu blog.
Que tal começar agora?
Compartilhe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.