como usar o mercadopago

Como usar o Mercado Pago na sua loja online

O Mercado Livre é uma empresa tradicional no Brasil. Mais do que um simples marketplace, esse site virou uma referência em ferramentas para comércio online. Mesmo para quem não usa o Mercado Livre para vender online, há ferramentas úteis. Uma delas é o Mercado Pago, um gateway de pagamentos criado pela marca.

O Mercado Pago funciona junto com o Mercado Livre, mas também pode ser usado fora dele. O seu cliente pode pagar na sua loja, usando os serviços do Mercado Pago – basta que você possua um cadastro no gateway.

Como muita gente possui conta no Mercado Livre, oferecendo mais este meio de pagamento, você pode ampliar as opções para o cliente. É possível simplesmente usar o próprio saldo no Mercado Pago para efetuar compras em outros lugares.

Então, agora que você já sabe o básico sobre esse meio de pagamento, vamos ver como você pode criar uma conta e incluir ele na sua loja digital.

Como criar uma conta no Mercado Pago

Se você está usando o Mercado Pago pela primeira vez e precisa criar uma conta, é mais fácil fazê-lo pelo aplicativo. Procure então pelo app no Google Play ou na Apple Store e instale no seu celular.

Feito isso, basta abrir a app e clicar no botão “Criar uma Conta”. Logo em seguida, a app irá pedir que você confirme os seus dados. Mande seguir. O que irá ocorrer é que você terá de tirar uma “selfie” de um documento seu – portanto pegue o documento e vá para um local bem iluminado.

Para fins de segurança, o Mercado Pago irá pedir que você valide uma série de dados:

  • Comece validando o e-mail. O sistema irá enviar um e-mail de confirmação. Bastará você digitar o código que irá receber e tudo estará validado.
  • Algo similar será feito com o seu número de telefone. Você receberá um código por SMS e terá de digitar para validar.
  • Para o documento, o app pedirá que você use a câmera do celular para escanear a CNH. Também pode ser feito com o RG, mas a validação da CNH é sempre mais rápida.
  • O app ainda pede que você fotografe seu rosto – isso ocorre para que o sistema validade a foto do seu documento.
  • Finalmente, você terá de digitar seu CPF e nome, e o sistema concluirá a validação dos seus dados.

Pronto, sua conta está aberta. Agora você apenas precisa completar seus dados se quiser efetuar transações pela plataforma. Não se preocupe, o suporte é bom e ensina direitinho como usar o Mercado Pago, mas vamos aos principais itens.

Como criar uma conta de vendedor no Mercado Pago

O Mercado Pago permite que você tenha uma conta pessoal ou de vendedor. A conta pessoal funciona como uma carteira digital. Você pode colocar crédito, abastecer o celular, fazer pagamentos com seus cartões associados em sites além do Mercado Livre e por aí vai.

A conta de vendedor é diferente: ela permite que você receba pelo Mercado Pago. Com essa conta, o Mercado Pago cobra 4,99% em cada transação feita, mas você pode receber online em e-mails, redes sociais, no seu próprio site, por aplicativos de celular. Entre as opções disponíveis está o recebimento via boleto bancário. Nesse caso, quando seus clientes pagam usando o Mercado Pago por boleto, é cobrada uma taxa de emissão de R$ 3,49 e o dinheiro fica disponível em 3 dias.

Dessa forma, todos os pagamentos que seus clientes fazem pelo Mercado Pago irão para o seu saldo. A qualquer momento, você pode solicitar a transferência desse valor para sua conta, pagando uma taxa fixa de R$ 3,00 por resgate.

Como receber pagamentos via PIX com o Mercado Pago

Segundo pesquisa recente, o Pix ´é o segundo meio de pagamento mais usado no Brasil, perdendo somente para os pagamentos em dinheiro.

De acordo com o levantamento realizado pela pesquisa, as modalidades de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são:

  1. Dinheiro (71%)
  2. PIX (70%)
  3. Cartão de débito (66%)
  4. Cartão de crédito (57%)

Portanto, vender através do Pix pode ser uma boa oportunidade para aumentar as taxas de conversão do seu carrinho de compras.

Como vender via Pix pelo Mercado Pago. Foto: mercadopago.com.br

Para adicionar essa opção de pagamento na sua loja virtual é muito simples: por meio do app do Mercado Pago, clique em “Cobrar com código QR ou Pix”. Em seguida, o aplicativo irá pedir alguns dados para cadastro, como um nome para aparecer nas faturas de cartão de crédito e o endereço da sua loja virtual. Por fim, será necessário cadastrar a sua chave Pix para receber na hora os pagamentos de contas bancárias ou digitais.

As vendas realizadas via Pix possuem um custo de 0,99% do valor da transação e o dinheiro cai na hora. Para o consumidor, não há custo para realizar a transferência.

Como usar o Mercado Pago – em detalhes

O Mercado Pago é um dos sistemas de mais fácil registro e utilização para pagamentos online da atualidade. Além das informações que compartilhamos aqui, a plataforma possui explicações objetivas para os mais diversos casos:

Conclusão

O Mercado Pago é uma excelente forma de concentrar todos os pagamentos de clientes numa única plataforma. Por meio do aplicativo, é possível gerenciar todas as transações realizadas.

Mas, é importante lembrar que, além de oferecer meios de pagamentos que facilitem a compra do consumidor na sua loja virtual, é importante olhar para a logística.

Como falamos acima, os tipos de pagamentos disponíveis no checkout podem influenciar na conversão das vendas. Outros fatores que são decisivos na venda são o custo de frete e o prazo de entrega. E é pensando nisso que a Mandaê oferece o melhor serviço logístico para a sua loja virtual por meio de custos de frete reduzidos, prazos de entrega mais rápidos e melhor qualidade de envio.

Quer saber como? Então entre em contato conosco e vamos mostrar como a nossa logística pode alavancar o seu negócio online.

Leia também:

+ 5 golpes na internet que ameaçam sua loja virtual (e como evitá-los)

+ 5 tendências do e-commerce para ficar de olho em 2022

[contact-form-7 id=”2262″ title=”Formulário Página Blog”]
Avalie este post

Compartilhe

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mandaê, branca
  • Prazos Competitivos
  • Menores Custos
  • Suporte Humanizado
  • Satisfação Garantida