Imagem de um armazém mostrando como fazer endereçamento de estoque

O que é endereçamento de estoque e como fazer na sua empresa?

Separar os produtos rapidamente no armazém é um dos fatores que garante a agilidade na operação de um e-commerce. As lojas virtuais são pressionadas a atender com rapidez os consumidores e, com isso, vencer a concorrência acirrada. Para cumprir a exigência, é necessário criar algumas metodologias de organização, como o endereçamento de estoque.

Acelerar a coleta de encomendas no armazém de uma empresa — processo conhecido como picking — e facilitar o acesso dos operadores ao item vendido é essencial. E, para que isso aconteça de forma eficiente, é preciso se planejar.

Entenda o que é endereçamento de estoque e veja como empregar o método para facilitar a localização de produtos dentro de um armazém.

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O que é endereçamento de estoque?

O endereçamento de estoque estabelece sistemas de localização dividindo o armazém por local, blocos, ruas, colunas e níveis, com uma organização semelhante a de uma cidade. 

Sem um bom esquema de localização, os produtos se acumulam e se misturam, os pedidos sofrem atrasos na separação, os operadores têm dificuldade de movimentação e podem ficar perdidos dentro do armazém.

Ou seja, o endereçamento de estoque tem grande influência na forma como os espaços de armazenagem são utilizados. Quando bem implementado, esse mapeamento agiliza a tarefa dos operadores, pois basta olhar o cadastro de um produto na tela do computador para localizá-lo no estoque.

Quais os benefícios do endereçamento de estoque?

Como já deu para perceber, o objetivo do endereçamento de estoque é colocar os produtos no lugar certo para que eles possam ser facilmente encontrados e retirados quando necessário.

Esse sistema oferece uma série de vantagens para a empresa, já que organização e planejamento são os pilares do supply chain (que pode ser traduzido como “cadeia de suprimentos”). 

Para uma devida gestão da cadeia logística, o endereçamento de estoque ajuda a:

  • Aproveitar o espaço ao máximo;
  • Utilizar de forma efetiva a mão de obra e os equipamentos;
  • Acessar facilmente todos os itens;
  • Movimentar os itens de maneira eficiente;
  • Oferecer a máxima proteção dos itens;
  • Armazenar com qualidade e eficiência.

Manter um armazém desorganizado e sem controle de estoque é sinônimo de geração de despesas. Afinal, investir em itens que ficarão parados prejudica o planejamento financeiro da empresa. 

No entanto, o cenário muda quando o e-commerce investe em endereçamento de estoque. O mapeamento físico tem baixo custo de implantação, mas proporciona ganhos enormes para a empresa, ajudando a aumentar a eficiência e a organização do armazém.

Saiba mais: 7 principais tendências de logística que estão transformando o mercado

Como fazer um endereçamento de estoque eficiente?

O objetivo do armazenamento é utilizar o espaço em todas as suas dimensões (comprimento, largura e altura). Para que isso ocorra de maneira eficaz, o primeiro passo é definir o sistema de localização de estoque, responsável por registrar o histórico de cada item estocado no armazém.

O sistema de localização de estoque pode ser dividido em quatro categorias: sistema de memória, fixo, aleatório e misto. O padrão ideal para o seu negócio será aquele que vai colaborar com a redução de custos de armazenagem, ao mesmo tempo que se adapta à estratégia da sua empresa. 

Confira, abaixo, as metodologias em detalhes:

1. Por memória

Nessa categoria, como o próprio nome indica, a armazenagem dependerá da memória do operador, que ficará responsável por escolher em que local os produtos serão estocados.

Aqui, não necessita de programas ou outros recursos para fazer o acompanhamento, mas vale reforçar que esse sistema só funcionará bem se:

  • Somente um operador trabalhar em uma área específica do armazém;
  • O número de SKU (Stock Keeping Unit, ou “unidade de armazenamento”, em português) for pequeno;
  • O estoque for menor.

Mesmo respeitando esses critérios, ainda há muitas limitações no sistema de estoque por memória. É possível que o operador se confunda em relação às informações de localização, o que influenciará na eficiência do sistema. 

Outro ponto é que a troca de turno dos operadores pode comprometer os processos, já que é necessário um perfeito alinhamento entre os responsáveis pelo estoque.

2. Fixo

Aqui, as mercadorias têm um espaço fixo reservado no armazém. Isso colabora para reduzir o tempo gasto na viagem de coleta dos produtos, já que é muito mais fácil encontrá-los. Outra característica é que os boxes são determinados pelo estoque máximo que se pode colocar neles.

No entanto, a desvantagem é que o sistema fixo pode exigir mais boxes que o necessário, já que o espaço é estritamente reservado para determinada mercadoria. Além disso, quando há uma alteração na demanda, os itens obrigatoriamente devem ser redistribuídos.

3. Aleatório ou rotativo

O sistema aleatório ou rotativo é a categoria em que as mercadorias não possuem um local determinado. Sendo assim, o boxe nunca ficará vazio, pois sempre que houver um espaço disponível, ele será ocupado por outros itens.

Nesse sistema, quando um pacote é recebido, é necessário fazer uma consulta para verificar se já existe estoque dele. Se sim, descobre-se qual é a localização e se há espaço disponível no boxe para então armazená-lo. Caso ainda não exista o item no armazém, consulta-se o sistema para achar um ponto de estocagem disponível.

Como há alta rotatividade de mercadorias, que mudam de local com frequência, é necessário utilizar um software que registra a estocagem dos itens e permite fazer o controle de estoque corretamente.

4. Misto

Por fim, o endereçamento misto é aquele que engloba o sistema fixo e rotativo. Nesse caso, para determinar o local ideal dos itens, é necessário considerar as características dos produtos e a rotatividade. 

Para que o sistema funcione adequadamente, é preciso atualizar constantemente o endereço de cada item no software da empresa.

Como fazer um mapeamento do armazém?

Conhecer melhor seu estoque é importante para saber como os itens estão organizados e quais processos precisam ser melhorados. Por isso, fazer um levantamento inicial é o que servirá de termômetro para as próximas etapas do endereçamento de estoque.

Nesse documento, verifica-se o modelo de estrutura de armazém. Por meio dessa análise, é possível evitar a necessidade de recriar ou excluir códigos de endereçamento após sua criação, o que configura um retrabalho.

A tarefa de levantar informações requer exatidão e deve ser iniciada com uma inspeção nas estruturas de armazenagem, verificando o volume suportado em cada locação e a quantidade de endereços em cada módulo, onde são armazenados os porta-paletes.

Em seguida, contam-se as posições de armazenagem e quantos endereços serão criados. Esse dimensionamento mostrará a quantidade de endereços necessários para a otimização do estoque

Por fim, é necessário reunir a informação sobre o local em que cada produto será alocado por meio do sistema de endereçamento logístico.

Qual a importância da sinalização no endereçamento de estoque?

A etapa seguinte ao mapeamento do armazém é o estabelecimento de uma sinalização para o endereçamento de estoque. 

O grande desafio é desenvolver uma metodologia de sinalização que seja simples e fácil de ser entendida por todos os operadores do armazém. Isso inclui os fixos e aqueles contratados para trabalhos temporários, como em Black Friday.

Imagine que sua empresa precisou contratar 200 funcionários temporários para a Black Friday, por exemplo. Se a sinalização e a disposição do estoque fosse complexa, como eles conseguiriam trabalhar com agilidade e qualidade?

Por isso, o objetivo dessa etapa é desenvolver métodos de orientação geográfica que evitem que o operador circule pelo armazém e não encontre o que procura.

Uma dica valiosa é evitar o uso de letras para desenvolver a codificação de um ambiente, já que elas limitam e podem confundir os operadores. Por exemplo, se o operador estiver na rua 5 e precisar caminhar até a rua 15, ele saberá que precisa andar 10 ruas. 

Porém, se a divisão feita for alfanumérica, é difícil fazer o cálculo prontamente de quando andar da rua J até a rua Y.

Quais os sistemas de endereçamento de estoque mais usados?

Para desenvolver a sinalização, o armazém deve ser dividido como se fosse uma cidade, contendo ruas (corredores), módulos (edifícios), níveis (andares) e sequência (vão ou apartamento). 

Veja, a seguir, como definimos cada uma dessas estruturas:

1. Área

Dependendo do armazém, pode ser que existam diversas áreas. Se for seu caso, é necessário aplicar diferentes códigos para áreas de armazenagem, mas mantendo a sequência da numeração dos corredores.

2. Ruas

Os corredores do armazém são definidos por numeração sequencial. É importante que a rua 1 fique perto do local em que ocorre o recebimento e o envio de mercadorias, começando de um lado do galpão e terminando do outro.

3. Módulo

Chamados também de prédios, trata-se do conjunto de espaços de armazenagem compreendidos entre duas colunas da estrutura porta-palete. Cada rua (corredor) tem prédios (módulos) dos dois lados. 

Tendo em mente a mesma ideia usada nas cidades, identifique os módulos do lado esquerdo do corredor com numeração ímpar e os do lado direito com numeração par.

4. Nível

Corresponde aos andares de um módulo (prédio). Assinala-se o número 1 para o nível mais baixo, continuando a sinalização de modo ascendente até o nível mais alto.

5. Sequência

Também chamada de vão, é considerada como um apartamento, pois cada espaço é um boxe de armazenamento.

Depois de se projetar o espaço físico do armazém, deve ser estabelecido um sistema de informação para facilitar a localização do item desejado. Cada item deve ter um endereçamento próprio dentro da área de estocagem.

O sistema de localização exige que todas áreas sejam numeradas e arranjadas da mesma maneira, sendo que qualquer pessoa familiarizada pode encontrar uma localização. 

Outra vantagem da sinalização é ajudar os colaboradores a se localizarem e deslocarem com rapidez aos locais indicados. O investimento feito na sinalização é rapidamente recuperado pela otimização do processo de armazenamento e expedição.

Como o endereçamento de estoque ajuda a aumentar as vendas?

Como você pôde perceber, manter um armazém organizado, de modo que qualquer operador possa se localizar, é possível desde que você conte com uma categorização eficiente e um software especializado.

Contar com uma empresa especializada em processos logísticos, como gestão e endereçamento de estoque, pode ajudar você a reduzir o tempo e o investimento gastos nessa área.

Deixando toda a sua operação logística com a Mandaê, você consegue fortalecer seus próprios canais de venda e investir no crescimento e independência do seu negócio.

Desse modo, os lojistas conseguem prosperar e os consumidores podem ter melhores experiências de compra, se conectando com as marcas que amam.

Quer entender como podemos melhorar os processos logísticos e potencializar suas vendas? Entre em contato conosco, vamos conversar!

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