Formação de preço de venda: aprenda a precificar produtos

 

A formação de preço de venda é um desafio para os empreendedores. Os dados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online apontam que 29% dos e-commerces encerram as atividades nos dois primeiros anos porque não teve condições financeiras para continuar.

A margem de lucro dos produtos vendidos no e-commerce gira em torno de 20% e 50%, o que já é considerado alto frente ao lucro de lojas físicas (próximo aos 10%). A vantagem de um e-commerce é, basicamente, a redução dos custos operacionais. Mas isso não implica dizer que um e-commerce é capaz de absorver todos os custos operacionais – e é aí que reside o erro de gestão das lojas virtuais.

Por que calcular a formação de preço de venda

O cálculo da formação de preço de venda a partir do mark-up dá uma visão mais profunda do que meramente calcular a margem de lucro. Basicamente, essa conta vai diluir todo o custo operacional no valor final do seu produto.

Mas saber a formação de preço de venda dos seus produtos não vai ajudar só a saber qual é a participação de cada despesa nos preços. Ela também pode auxiliar a compreender outros fatores do seu negócio, como:

  • Estabelecer metas para ultrapassar o ponto de equilíbrio.
  • Saber o melhor momento de baixar preços e fazer promoções.
  • Identificar que custos estão pesando no orçamento da empresa e tentar reduzi-los.
  • Continuar ou descontinuar a venda de uma ou mais mercadorias.
  • Auxiliar no controle de estoque.

Mark-up: o aliado da formação de preço de venda

Presumir que o lucro seja o fator mais importante no seu preço é uma interpretação incompleta que desconsidera os custos operacionais da sua loja. Para saber, de verdade, o quanto a sua loja ganha em cada produto que vende e qual é a formação de preço de venda, é necessário calcular o mark-up.

O mark-up é um índice que deve ser multiplicado pelo preço de venda e fornece uma avaliação precisa dos valores necessários para cobrir os gastos com a compra do produto e com a manutenção da sua loja virtual. No valor de compra ou de produção são adicionadas todas as despesas fixas, variáveis e impostos, além do lucro que a loja pretende ter com a venda. Assim, o lojista consegue saber com precisão quanto deve vender para “quitar” as despesas e custos mensais da operação do seu e-commerce.

Embora outros artigos ensinem a calcular o mark-up usando uma só fórmula, nós derivamos essa fórmula em um passo a passo que torna mais simples o entendimento de como funciona a formação de preço de venda. Abaixo, você vai aprender a aplicá-lo no seu negócio. Esse cálculo será feito em três etapas:

  1. Descobrir o custo total da venda (CTV).
  2. Encontrar o mark-up divisor.
  3. Precificar o produto pelo mark-up multiplicador.

Para começar a fazer essa conta, você deverá ter um controle financeiro capaz de prever os seus custos e despesas fixas e variáveis e qual é participação desses gastos no seu faturamento.

Dica: a Mandaê preparou um material completo e gratuito com planilha e guia de modelo financeiro para o seu e-commerce que pode ajudar bastante a começar o cálculo.

Formação de preço de venda: exemplo de cálculo

Existem duas maneiras de calcular o mark-up. O gestor da loja virtual pode definir um valor fixo de margem de lucro sobre todos os produtos ou estipular uma margem diferente para cada produto ou categoria.

O mais interessante (e preferido pelos lojistas) é estipular uma margem de lucro diferente para cada produto. Dessa maneira, é possível definir estratégias de preço mais competitivas em relação à concorrência e encontrar os melhores momentos para fazer promoções ou definir políticas de frete grátis.

1. Descobrir o custo total da venda

Como calcular o mark-up para precificar um produto comprado por R$ 100 e cujo lucro pretendido seja de 30%?

O modelo financeiro indica que os impostos correspondem a 8% do faturamento, as despesas fixas (salários, manutenção do site, aluguel) representam 9% do faturamento e os gastos variáveis, como o frete, somam 5%. Somados, os gastos e o lucro pretendido correspondem a um acréscimo de 52% no valor do produto. Isso pode ser chamado de Custo Total da Venda (ou CTV). Veja como calcular o CTV abaixo:

CTV = 8 + 9 + 5 + 30
CTV = 52%

Repare que, nessa etapa, todos os seus valores estarão em porcentagem. É preferível que você a use, ao invés de valores absolutos, porque fica mais fácil fazer o cálculo.

2. Encontrar o mark-up divisor

Você se lembra que o mark-up divisor é um índice, certo? Por ser um índice, ele não pode ser expresso em porcentagem. Calculá-lo é muito simples: basta subtrair o custo total de venda do preço de compra e dividir por 100. Acompanhando o nosso exemplo, o cálculo fica assim:

MKD = (PC – CTV) ÷ 100
MKD = (100 – 52) ÷ 100
MKD = 0,48

3. Precificar o produto pelo mark-up multiplicador

Depois de saber o valor do custo total de vendas e encontrar o mark-up divisor, o passo final – e mais importante do processo – é definir o preço dos seus produtos. Os valores desse resultado darão resultados em reais. A fórmula é a seguinte:

Preço de venda (PV) = Preço de compra (PC) ÷ Mark-up divisor (MKD)

Para o nosso exemplo:

Preço de venda = R$ 100 ÷ 0,48 (índice MKD)
PV = R$ 208,33

Se você pretende estabelecer a mesma margem de lucro para todos os produtos, já saberá qual é o seu mark-up multiplicador. Esse índice deverá ser repetido em todos os produtos, dividindo o preço de compra ou produção pelo mark-up divisor.

Mas se a sua intenção é definir margens de lucro diferentes (opção mais flexível), então você vai precisar repetir o processo para cada um deles, o que provavelmente vai gerar números CTVs e MKDs diferentes.

Como conferir os resultados

Para fazer a verificação dos valores que encontrou, você deve dividir o lucro pelo preço de venda e multiplicar por 100. Para isso é necessário encontrar primeiro o lucro. Como? Multiplique o preço de venda encontrado pela porcentagem de representação indicada no seu orçamento.

Por exemplo, 8% de impostos equivalem a 208,33 x 0,08 ou R$ 16,70 na formação de preço de venda do seu produto. Faça esses cálculos para todos os gastos e descubra a representatividade em reais das suas despesas fixas, variáveis e impostos. Ainda de acordo com o nosso exemplo:

Lucro (em %) = (R$) Lucro ÷ (R$) PV x 100
Lucro (em %) = 62,49 ÷ 208,33 x  100
Lucro (em %) = 30%

Essa é a prova real do nosso cálculo. Se a subtração das despesas corresponde ao lucro e a divisão desse valor pelo preço de venda multiplicado por 100 também for igual ao percentual de lucro, significa que a conta está correta.

Mas o procedimento de verificação é mais indicado para os momentos em que ficamos inseguros em relação ao resultado, normalmente nas primeiras tentativas. Embora seja importante, não é uma etapa obrigatória, mas sempre que tiver dúvidas, não hesite em tirar a prova real.

 

[contact-form-7 id=”2262″ title=”Formulário Página Blog”]
Avalie este post

Compartilhe

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mandaê, branca
  • Prazos Competitivos
  • Menores Custos
  • Suporte Humanizado
  • Satisfação Garantida