Logística para e-commerce: guia completo para uma gestão eficaz

 

O processo de logística para e-commerce tem alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto são fundamentais para garantir uma boa experiência de compra ao cliente e, consequentemente, o crescimento da marca.

Apesar da importância de todos esses pontos, muitos empreendedores ainda enfrentam dificuldades na operação logística de sua loja virtual. Além dos altos custos com manuseio e armazenagem, uma pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) apontou que 60% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso nas entregas, o que impacta diretamente a experiência de compra e a fidelização do cliente. Mais da metade dos contatos realizados nos SACs das lojas virtuais são motivados por problemas com entrega de pedidos.

Para mudar esse cenário só há uma forma: conhecer a fundo os principais pontos que envolvem a logística no comércio eletrônico, a fim de definir as melhores estratégias para a sua empresa.

Justamente para ajudá-lo nessa tarefa elaboramos um Guia Completo de Logística para E-commerce. Assim, você poderá criar mecanismos para melhorar o processo de entrega dos produtos da sua loja e definir as melhores táticas para a expansão dos seus negócios e das vendas online. Conheça abaixo os pontos fundamentais para a boa gestão do seu e-commerce.

Saiba mais: Qual é a importância de ter uma gestão de frete?

Logística para e-commerce: Etapa #1 – Planejamento de vendas e operações 

O sucesso de uma loja virtual está intimamente ligado ao processo de armazenagem, expedição e entrega dos produtos. Afinal, para que se efetive uma venda é necessário que o produto esteja disponível.

Ainda assim, muitas vezes o cliente entra em um site com a intenção de compra e se deparada com a mensagem “produto indisponível”. Para evitar esse tipo de situação, é imprescindível uma minuciosa gestão de estoque e o adequado planejamento de vendas. É aí que entra o sales and operation plan (S&OP), ou seja, vendas e planejamento das operações.

Logística para e-commerce: Etapa #2 – Controle de estoque

O objetivo básico do controle de estoque é evitar o acúmulo ou a falta de produtos, além de ajudar a controlar as finanças e o espaço físico da empresa. Senão, podem acontecer duas situações que impactam a margem de lucro: um determinado produto com alta procura pode ficar indisponível, acarretando perda de vendas, ou você pode ter no estoque muitos produtos com baixa procura.

Após definir o tipo de estoque do seu e-commerce, veja como fazer o correto controle:

1. Defina uma política clara de estoques

É importante definir quais níveis de estoque serão mantidos, quais serão os critérios e lead time de reposição (tempo entre o pedido e a entrega real do material no estoque) e quais critérios serão adotados para a liquidação de estoques obsoletos e promocionais.

2. Implemente uma robusta ferramenta de controle

Existem sistemas gratuitos que comportam até determinada quantidade de itens no estoque (SKU’s) e ferramentas mais econômicas para gerir estoques maiores.

3. Conduza inventários permanentes

O que não é medido não é controlado, por isso, realize inventários frequentes. Não encare o inventário somente como uma obrigação contábil, faça a conciliação dos itens, mesmo que parcialmente, com frequência até diária. Além das perdas financeiras, vender e não ter o produto para atender é um risco fatal para os lojistas.

4. Minimize os níveis de estoque

Existem oportunidades raras de compra que justificam antecipar a reposição e manter os níveis mais elevados no estoque. Mas lembre-se: estoque é dinheiro empilhado. Sempre que possível, tenha um alinhamento forte com o fornecedor e puxe o estoque somente quando necessário.

5. Não tenha receio de liquidar e queimar estoque

Se o produto não está girando ou chegando ao ponto de obsolescência, queime, faça promoção, seja criativo no canal de venda. Poucos itens “valorizam” ao longo do tempo dentro de um estoque.

O estoque deve ser o resultado de um plano comercial realístico e alinhado de forma estratégica. Não há controle de estoque que compense um plano inadequado de suprimentos e vendas. Por isso, dedique mais tempo ao plano e política de estoques.

Logística para e-commerce: Etapa #3 – Aplique a Curva ABC

A curva ABC é uma adaptação do Teorema de Pareto. Segundo o economista italiano que dá nome ao modelo, 80% das consequências são influenciadas por 20% das causas.

Adaptando o modelo proposto para o estoque, a relação é a mesma: repara-se que 80% dos produtos mais vendidos de uma loja representam, em média, 20% do total de produtos, que são categorizados no grupo A. Na categoria B, os 15% mais vendidos representam 30% e nos 5% restantes, que representam a categoria C, concentram-se 50% dos seus produtos.

Dentre as ferramentas de controle de estoque, a curva ABC é uma das mais eficazes, pois otimiza tempo e espaço, gera economia e ajuda na tomada de decisão do que vale a pena manter e que produtos poderiam ser descontinuados consoante o custo de produção.

Logística para e-commerce: Etapa #4 – Defina indicadores de performance

Os KPIs (key performance indicator ou indicadores chave de performance) são utilizados para avaliar e medir o nível de desempenho de processos chaves para a empresa. Você pode aplicá-los em todo o processo logístico do seu e-commerce, desde os pedidos ao fornecedor até o momento em que o cliente recebe a encomenda. Os indicadores logísticos fundamentais no e-commerce são Acuracidade de Inventário, Order Fill Rate (OFR), Order Cycle Time (OCT), On Time in Full (OTIF).

Logística para e-commerce: Etapa #5: Reduza custos

Segundo levantamento realizado em 2019 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o frete é responsável por 65,9% dos custos logísticos do e-commerce. Esse custo vem aumentando desde 2013 devido ao aumento frequente das tabelas dos Correios e nos custos diretos das transportadoras, como combustível, mão-de-obra e seguro. 

Outro ponto sensível é que normalmente o profissional se desdobra para dar conta de inúmeras atividades administrativas e, ao mesmo tempo, precisa garantir o crescimento do seu e-commerce. O problema é que alguns desses processos consomem muitas horas do dia, o que torna difícil ter tempo livre para analisar soluções inovadoras e alavancar as vendas.

Para reduzir custos e ter mais tempo livre, aposte em soluções inovadoras no mercado, como o serviço oferecido pela Mandaê. A empresa de logística tem como principal objetivo oferecer aos e-commerces a tranquilidade de enviarem os seus produtos com segurança, qualidade e menor custo.

1. Redução de custos de frete 

Ao possibilitar o acesso às melhores transportadoras do país em um único serviço, a Mandaê descomplica a logística com uma solução completa, que simplifica o processo e minimiza custos. Ao chegar no nosso centro de distribuição, nossos algoritmos selecionam a melhor transportadora para cada envio de acordo com análises de SLA, preço, prazo, modalidade de envio e região do destinatário. Assim o lojista conta com o melhor de cada transportadora em um único contrato, ao mesmo tempo que reduz seus custos e aumenta a qualidade das suas entregas.

Além disso, a Mandaê trabalha com tabelas competitivas e adaptadas ao mercado, oferecendo competitividade ao lojista e melhores conversões no checkout do e-commerce. 

2. Redução de headcounts 

Ao tornar-se cliente da Mandaê, o e-commerce tem acesso a um painel exclusivo para acompanhar os seus envios e realizar a tratativa de ocorrências. O painel da Mandaê sinaliza atrasos e apresenta informações relevantes, como pendências fiscais, recusa de recebimento e impossibilidade de entrega, que permitem ao lojista tomar ações preventivas antes de o cliente abrir uma reclamação. Além disso, o lojista conta com o suporte do atendimento do time de relacionamento da Mandaê para a tratativa das ocorrências. Dessa forma, não há a necessidade do lojista disponibilizar mão-de-obra exclusiva para essa finalidade.

Logística para e-commerce: Etapa #6: Aumente a sua receita

Com o acesso a uma gama de transportadoras por meio do serviço da Mandaê, o lojista reduz seus custos e, consequentemente, diminui a taxa de abandono do carrinho de compra da loja virtual, uma vez que, segundo pesquisas, o frete é o principal fator de conversão das vendas online.  

Além disso, a Mandaê possibilita ao lojista a melhora de alguns índices que aumentam a receita no final do mês:

Guia completo e gratuito de logística para e-commerce

Além de todos as etapas acima, com o Guia Completo de Logística para E-commerce você saberá:

  • Como definir a melhor embalagem para os seus produtos
  • Logística reversa no e-commerce
  • PLP – Pré-lista de postagem
  • Como fazer o cálculo de frete
  • Política de frete grátis: vale a pena ou não?
  • Como calcular o ICMS
  • Prestadores de serviços logísticos
  • Glossário de tendências logísticas
  • Como facilitar sua operação logística

Como a Mandaê melhora a logística do seu e-commerce

Como explicamos mais acima, a Mandaê oferece uma solução completa que reúne coleta sob medida e um painel exclusivo para monitorar os envios, prevenir e solucionar ocorrências. Com a Mandaê você vende e deixa o resto com a gente: a operação logística fica por nossa conta. Enquanto isso, a loja virtual poderá focar em outras prioridades do seu negócio. 

Nossa missão é fortalecer o seu e-commerce com a melhor logística do Brasil por meio de custos de frete reduzidos e prazos de entrega mais rápidos para que a sua loja virtual fique competitiva no mercado online.

Se está em busca de um parceiro logístico, entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços!  

Leia também:

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+ Mandaê passa a atender o estado de Minas Gerais

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