O que é PLP dos Correios e para que serve?
Se você vende pela internet, sabe o quão essencial é a reputação do seu negócio para atrair clientes e aumentar as vendas. Nesse sentido, a PLP dos Correios, que funciona como um rastreamento de encomendas, é apontada como uma ferramenta importante para ajudar os lojistas a manter as entregas sob controle e informar o consumidor sobre o status da sua compra.
Mas como a PLP dos Correios funciona e para que serve? Qual é o benefício do recurso para uma loja virtual? Falaremos sobre todas essas questões ao longo deste artigo. Vamos lá?
O que é PLP dos Correios?
PLP dos Correios, ou pré-lista de postagem, é um controle disponibilizado pela estatal a quem envia uma mercadoria. Por meio da ferramenta, é gerado um código de rastreamento do produto a ser despachado em uma agência.
Com o documento, tanto o cliente quanto a loja virtual conseguem fazer o monitoramento da entrega em tempo real, de forma simples e rápida pelo site do Correios ou por ferramentas especializadas.
A plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo, oferece informações oficiais sobre o trajeto das encomendas.
Como usar a PLP dos Correios?
Para gerar o código PLP dos Correios, o responsável pelo envio do produto deve preencher um documento.
Essa etapa pode ser feita manualmente , a partir de uma guia gerada pela agência no momento do despacho da mercadoria, ou de maneira automatizada. A plataforma logística Mandaê, por exemplo, faz a geração de forma automática da PLP dos Correios.
No formulário, que deve ser entregue em duas vias a um atendendente do Correios no momento do despacho da encomenda, deve reunir as seguintes informações:
- Dados do remetente;
- Dados do destinatário ;
- Tipo de entrega (Correios, transportadora, frota própria etc);
- Características da mercadoria despachada (descrição, dimensões e peso).
A partir daí, são geradas duas informações:
- Etiquetas com todas as características da carga, que devem ser anexadas na embalagem de entrega;
- Código de rastreamento da encomenda, que já pode ser compartilhado com o cliente.
Saiba mais: O que é código de rastreamento e como usá-lo em suas encomendas?
Vantagens de usar PLP dos Correios no e-commerce
São muitas as vantagens de usar a PLP dos Correios em uma loja virtual. Com o acompanhamento do código de rastreio, é possível identificar gargalos na etapa de entrega do produto e agilizar o processo de distribuição, tornando o negócio ainda mais competitivo.
Além disso, a PLP dos Correios permite uma maior segurança no envio de produtos, o que faz com o que o consumidor (e potenciais clientes) tenham mais confiança em uma empresa.
Outro benefício da PLP dos Correios é o maior controle sobre o caminho que as mercadorias percorrem. Caso aconteça algum imprevisto na rota, o empreendedor pode entrar em contato com o cliente, explicar a situação e confirmar um novo prazo de entrega.
Conclusão sobre a PLP dos Correios
Ao longo deste artigo, vimos o que é a PLP dos Correios e como o código de rastreamento de encomendas pode funcionar como um diferencial competitivo para o seu negócio.
Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o assunto, que tal conhecer outra maneira de otimizar a logística da sua loja virtual?
A Mandaê oferece diversos benefícios para quem busca descomplicar processos de entrega e reduzir significativamente os custos operacionais da sua empresa.
Além disso, você conta com um frete mais competitivo e mais comodidade na hora de enviar suas encomendas para qualquer lugar do Brasil com as melhores transportadoras.
Por último, caso você opte por despachar os seus pedidos pelos Correios, a Mandaê gera o formulário para preencher a PLP de forma automática. Ficou interessado? Entre em contato conosco e conheça a solução.
Saiba mais:
- Correios ou transportadora para loja virtual: saiba o que é melhor
- Como calcular frete dos Correios pelo celular ou computador
- Por que contratar um serviço de rastreamento?
Compartilhe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.