Privatização dos Correios – bom ou ruim para o seu e-commerce?
Sim, muito já vem sendo discutido a respeito da privatização dos Correios. A verdade é que as discussões políticas e legais para isso já estão em campo há quase duas décadas.
Agora parece que vai – o mais provável é que a empresa estatal seja desmembrada, o que facilitaria sua venda em partes. Isso significa que os Correios Entrega e outros braços da empresa poderiam estar no controle de diferentes grupos.
A pergunta mais relevante, no entanto, é como isso afeta a clientela. E, para você, como isso afeta o seu e-commerce.
Privatização dos Correios pode reduzir problemas
Esse é o primeiro cenário esperado pela maioria dos especialistas. Ao menos no caso do e-commerce, a expectativa é de que os preços sejam reduzidos em todo o mercado.
Hoje, segundo dados da ABCOMM, 80% das vendas e, consequentemente, das entregas de produtos vendidos online ocorrem em apenas 20% das cidades brasileiras.
A concentração das entregas é sempre positiva no setor logístico. Isso, somado ao número de agências e centros de distribuição dos Correios, aponta para uma boa tendência.
Os Correios são parte importante do mercado brasileiro de e-commerce. Segundo pesquisa da Olist, 82% das lojas online utilizam os Correios para entregas.
A privatização, caso reduza preços, acaba por impactar em todo o setor de logística para e-commerce. Além disso, sob uma óptica positiva, muitos esperam que uma privatização possa:
- Reduzir tempos de entrega
- Reduzir extravios e erros
- Elevar a oferta de serviços digitais e tecnológicos
- Criar novos produtos e serviços para lojas online
Transição pode ser um problema
Contudo, toda privatização envolve um período de transição e mudança. No caso dos Correios, uma empresa com mais de 100 mil funcionários, isso pode levar tempo.
Os Correios hoje oferecem produtos específicos para o e-commerce, pequenas empresas e entregas rápidas. Ainda que possamos reclamar da eficiência e dos preços, qualquer modificação ou extinção desses serviços poderia criar problemas para o setor.
Hoje, a maioria das lojas online, sistemas de e-commerce na nuvem, plataformas de criação de lojas na web e similares possui integração com os Correios.
Extinguir ou modificar produtos, assim sendo, exigiria esforços de adaptação e provavelmente alterações na forma com que essas lojas utilizam os serviços.
E, mesmo que os preços ou a eficiência dos Correios melhore, isso implicaria em custos adicionais de desenvolvimento, problemas de adaptação imediata e outros.
Como evitar surpresas
Flexibilidade e variedade são sempre vantagens. Quanto mais possibilidades e opções de entrega o seu cliente tem, mais ele compra.
E, claro, você tem menos dores de cabeça.
A Mandaê utiliza uma tecnologia avançada que é capaz de calcular a melhor opção de entrega para o seu e-commerce, oferecendo o custo de frete mais barato e o prazo de entrega mais competitivo. Conectamos o seu e-commerce com uma grande variedade de transportadoras. O nosso modelo de negócio evita que o seu e-commerce dependa de um único operador logístico, reduzindo riscos para a sua loja virtual.
Uma fase de transição nos Correios pode ameaçar o seu e-commerce e trazer problemas para o seu cliente. Porém, se você possuir alternativas viáveis, como a Mandaê, nenhuma grande mudança irá ameaçar o seu negócio.
Se você quer conhecer mais sobre a Mandaê, entre em contato conosco!
Leia também:
+ Guia Completo de Logística para e-Commerce (Exclusivo)
+ Mandaê mostra em vídeo como oferece o melhor serviço de entrega para e-commerces
Compartilhe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.