Quais os principais tipos de carreta de transporte de carga?
Quem trabalha ou pretende trabalhar com o transporte de mercadorias precisa conhecer as diferentes características que cada tipo de carreta apresenta. Isso porque existem carretas que são específicas para o transporte de carros, enquanto outras são utilizadas para transportar grãos ou peças eletrônicas.
Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, o texto abaixo apresenta os principais modelos existentes no mercado e suas características.
Carreta Sider
Entre os tipos de carreta, essa é mais indicada para transportar itens muito volumosos, como peças automotivas. Geralmente, esse tipo de carreta fica acomodada em racks e palets, enquanto o seu fechamento utiliza lonas retráteis.
Devido ao seu espaço, é possível organizar o seu interior sem problemas, facilitando a carga e descarga dos itens em qualquer posição que a carreta esteja.
Carreta baú
Este tipo é caracterizado por ser totalmente fechado. Portanto, acaba sendo a melhor escolha para transportar itens que sejam frágeis ou de alto valor, uma vez que protege a mercadoria de ser comprometida devido às alterações climáticas, como ventos, chuvas e granizo.
Dessa forma, a carreta baú é interessante para transportar bebidas, alimentos, eletrônicos e outros itens que podem ser danificados caso sejam molhados, como embalagens de papelão.
Graneleira
A graneleira é um tipo de carreta coberta por lona, presa nas laterais do veículo, para proteger o seu interior. Comumente, é utilizada para transportar grãos produzidos pelo agronegócio, mas ela também possibilita o transporte de outros tipos de mercadoria, tais como barras de aço, adubos e outros tipos de insumo.
Carreta 2 eixos
Caracterizada por uma estrutura com um cavalo mecânico de dois eixos, além de um semirreboque que possui mais dois eixos, essa carreta consegue carregar até 33 toneladas de carga e pode ter, no máximo, 18 metros de comprimento. Normalmente, é utilizada para transportar produtos em distribuição e mercadorias secas, tais como grãos, arroz, açúcar e óleo.
Carreta 3 eixos
Uma carreta semelhante à anterior, também com 18 metros de comprimento, mas que pode transportar um peso ainda maior, de até 41,5 toneladas. Também tem dois eixos no cavalo mecânico, sendo que o traseiro recebe a força do motor, melhorando o desempenho do caminhão.
Com isso, ela pode ser utilizada para transportar carretas do tipo baú, grade baixa, graneleira e sider, entre outros.
Carreta bitrem
Com um comprimento de até 30 metros, é um tipo de carreta robusta, também chamado de treminhão. Sua estrutura é caracterizada por ter 7 ou 9 eixos, um cavalo mecânico trucado e mais dois semirreboques, formando duas articulações e uma combinação.
Assim, ela é capaz de transportar entre 57 e 74 toneladas de mercadorias. Geralmente, utiliza-se esse tipo para transportar itens a granel, como grãos, milho, cana-de-açúcar e carvão, entre outros.
Carreta rodotrem
Por sua vez, este modelo conta com uma estrutura de três articulações, formada por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, que estão ligados ao dolly. Este equipamento está acoplado à quinta roda, dando sustentação a toda estrutura. Pode transportar até 74 toneladas, mas exige autorização especial para poder circular, transportando itens florestais ou canavieiros.
Carreta prancha
Este é um tipo que possui as laterais abertas, com as grades retiradas. Por causa dessa característica, ela oferece maior resistência e é utilizada para transportar máquinas de grande porte, como é o caso de tratores, escavadeiras e carros, sendo ideal para transportar itens que não podem ser separados ou desmontados.
Carreta-cegonha
Por fim, a carreta-cegonha também é um tipo de carreta utilizada para transportar veículos, como motos, carros e até mesmo ônibus. Assim como a carreta prancha, não tem grade na lateral e pode ter um comprimento de até 23 metros, suportando até 57 toneladas. No caso, o motorista precisa de uma autorização específica para poder transportar uma carreta desse tipo.
Compartilhe
Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.