YouTube para e-commerce: como conquistar seguidores

Sabemos que o “conteúdo é rei na internet” e o formato de vídeo está no topo dessa cadeia. Aliás, você já parou para pensar em usar o YouTube para e-commerce?

Os vídeos estão em todo o meio online, desde filmes de longa-metragem, publicidade até canais de pessoas amadoras em gravação de imagem. Em muitos casos é mais fácil mostrar como fazer algo do que escrever, além de ser mais atrativo também. Uma câmera na mão é a ferramenta perfeita para gerar conversões, já que o uso de som e imagem tem grande poder no meio virtual.

Vídeos podem acrescentar uma nova dimensão ao marketing do seu e-commerce. Você pode aproveitá-los para adicionar aspectos interessantes às características do seu produto e explicar como ele pode ser utilizado, enquanto um post somente com texto não conseguiria transmitir isso da mesma forma. É válido até mesmo para mostrar um pouco da sua empresa ou exibir um estilo de vida que reflita a identidade da sua marca. Veja neste post como usar YouTube para vender mais.

De acordo com a produtora de vídeo Multi Vision Digital:

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Ano após ano, o YouTube apresenta estatísticas que mostram o crescimento impressionante de vídeos publicados e assistidos.

A descoberta mais inesperada é a de que o vídeo tem duração de, ao menos, quatro anos na internet. Isso é uma eternidade, considerando que a média de vida de um post no Facebook é de três horas e sete minutos, ou seja, um prazo de validade de quatro anos para um vídeo é surpreendente. Isso só aumenta as chances de conquistar clientes por meio do YouTube.

Aqui estão mais alguns dados relevantes de acordo com a produtora de vídeo:

  • O usuário gasta em média 88% mais tempo em um site que contenha vídeo.
  • 60% dos consumidores gastam pelo menos 2 minutos assistindo a um vídeo que fala sobre o produto que planejam comprar.
  • 96% dos empreendedores e compradores assistem a vídeos sobre negócios.
  • 75% dos executivos assistem vídeos relacionados ao trabalho em sites de negócios uma vez por semana.

Como aumentar as vendas com Youtube

1. Publique vídeos curtos

Vídeos do YouTube com menos de dois minutos obtêm quase 50% de visualizações.

Youtube para e-commerce dicas

2. Promova a marca do seu e-commerce

Você também pode promover seus vídeos por meio de publicidade paga.

Veja abaixo os tipos de anúncio do YouTube para e-commerce:

Pulável: nos anúncios de vídeo puláveis, os espectadores têm a opção de pular o anúncio depois dos cinco segundos iniciais. Mas a contagem de visualizações do YouTube aumenta só depois que a visualização do anúncio atinge a marca de 30 segundos ou quando ele é assistido completamente. Os anúncios em vídeo puláveis podem ter a duração máxima de 60 segundos.

Impossível pular: em um anúncio em vídeo impossível pular, os espectadores não têm a opção de pular o anúncio. Os anúncios desses vídeos não aumentam a contagem de visualizações.

Banner complementar opcional: os banners complementares são anúncios gráficos opcionais mostrados no canto superior direito da página de exibição durante a reprodução do vídeo. Quando um anúncio em vídeo termina (ou é pulado), o banner complementar permanece na página do YouTube e o usuário pode clicar nele a qualquer momento.

O anúncio complementar gerado automaticamente é vinculado ao canal da sua marca e inclui nome, ícone, link para o seu site e miniaturas de até três vídeos da lista de reprodução mais recentemente.

youtube para e-commerce

E o que pode ser feito para o anúncio do seu e-commerce não ser ignorado no YouTube?

As pessoas normalmente estão com seus cursores pairando sobre o botão de pular assim que um anúncio é exibido, esperando o segundo exato que podem ignorá-lo. Por isso, rompa com os anúncios habituais, chame a atenção para a ação, isso quebra o formato do qual estão habituados, fazendo com que o espectador fique menos propenso a ignorar seu anúncio.

Esse é um ótimo exemplo de chamar a atenção para a possibilidade de ignorarem seu vídeo

3. Utilize anotações para manter e envolver o seu público

A opção de anotações do YouTube permite colocar texto e links sobre seus vídeos. Pode ser usada de forma bem-humorada para acrescentar comentários, apelos para as pessoas se inscreverem no seu canal ou conter links externos. Esse recurso é um exemplo de como aumentar as vendas com YouTube, já que as anotações podem dar um impulso em subscrições e impressões por meio do vídeo.

É fácil adicionar isso aos seus vídeos. Basta ir até o Creator Studio, escolher o vídeo que deseja editar e usar a seta para baixo no botão edit para entrar no gerenciador de anotações.

youtube para e-commerce mandaê

Existem dois tipos gerais de anotações disponíveis. O primeiro é um pequeno balão de fala que aparece como interjeição ou comentário sobre o vídeo. Você pode ajustar a fonte e tamanho da caixa.

O segundo refere-se a links ativos, que são divididos em diferentes categorias. Você pode conectar-se a outro vídeo para uma lista de reprodução particular ou pode direcionar as pessoas para se inscreverem no canal do seu YouTube para e-commerce – os assinantes são notificados cada vez que você postar um vídeo novo.

4. Validação do conteúdo

Desde o início, quando estávamos em fase de consolidação da marca Mandaê, inserimos em nossa identidade a importância da proximidade com o cliente e a transparência.

Por isso, uma boa dica para produzir vídeos no YouTube para e-commerce é buscar algo mais humanizado, deixando que outras pessoas falem sobre sua marca. Isso chama mais atenção do que falar de si próprio.

YouTube para e-commerce: exemplos de cases

Com mais de 3 bilhões de vídeos vistos todos os dias, o YouTube é um ótimo lugar para comerciantes online captarem clientes. No entanto, existem muitas maneiras diferentes de envolver os espectadores.

Existem utilizações inovadoras do YouTube para e-commerce. Alguns lojistas fornecem informações e dicas sobre o produto, enquanto outros oferecem entretenimento.

Um exemplo é Slikhaar TV, um canal de YouTube que dá dicas de penteados para homens usando seus produtos, é claro. Eles ainda incentivam os usuários a visitar o seu site para comprar qualquer um dos produtos do vídeo. É uma forma eficiente de como aumentar as vendas com YouTube.

Essa e outras marcas estão apostando no YouTube para e-commerce não apenas para promover os produtos, mas também para atrair seguidores à sua marca por meio da exibição do que norteia sua identidade.

Esse é outro tipo de interação que grandes marcas utilizam:

Já quando o assunto é de utilidade geral, o vídeo do McDonald’s é um bom exemplo. Ele foi feito para esclarecer porque o lanche servido nos restaurantes é diferente daquele que aparece nas imagens. É uma forma de conversar com as pessoas, dando resposta para aquilo que é questionado [e isso funciona].

Nenhum desses vídeos está oferecendo um produto diretamente, e nem precisou.

A grande sacada é essa: use a criatividade para atingir as pessoas de forma efetiva. Transmita emoções ou mostre algo que de alguma forma vá acrescentar conhecimento ou despertar curiosidade às pessoas. Elas respondem muito mais a esse tipo de interação e efetivamente irão repassar aquilo que acharam interessante, fazendo crescer o número de visualizações e, consequentemente, conversões.

Trate seus vídeos como se fossem um post de blog e os distribua através de todos os seus canais.

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