Caixas de papelão utilizadas na estratégia logística ship from store

O que é ship from store e como utilizá-lo?

A logística avança cada vez mais para atender às necessidades de consumidores ansiosos por entregas rápidas. Nesse contexto, uma das soluções que vêm sendo adotadas pelas empresas é o modelo ship from store.

Basicamente, essa estratégia consiste em enviar produtos diretamente da loja física para os clientes que compram online. Dessa forma, a empresa ganha tempo e economiza com fretes ao transformar seu ponto de venda em um centro de distribuição.

A seguir, você vai entender o que é ship from store, quais as vantagens dessa estratégia e como implementá-la na sua empresa. Vamos lá?

O que é ship from store?

Ship from store (SFS) é uma estratégia logística na qual a empresa utiliza seu próprio estoque como centro de distribuição. Ou seja: os produtos são enviados da loja física para os consumidores que compram online — ou retirados no local, quando for a preferência do cliente.

Uma tradução livre do conceito seria “Envio a partir da loja”, indicando essa característica de envios mais rápidos e sem intermediários.

Com o avanço do omnichannel — integração entre diversos canais de vendas online e offline —, as empresas passaram a buscar soluções para otimizar suas entregas. Afinal, tudo o que os consumidores querem é receber mais rapidamente suas compras online.

Nesse contexto, o ship from store é um modelo vantajoso, uma vez que é possível enviar produtos a partir da loja física mais próxima ao endereço do cliente que comprou online. Da mesma forma, o consumidor tem a opção de adquirir o produto pela internet e buscá-lo na unidade da empresa mais próxima.

Logo, podemos dizer que o ship from store é um passo além na integração entre loja física e loja virtual.

A modalidade ganhou força durante a pandemia do coronavírus porque se tornou uma solução para aproveitar as lojas físicas fechadas, e, ao mesmo tempo, proporcionar entregas mais rápidas para consumidores ansiosos.

Saiba mais: Multicanal: invista em estratégias infalíveis

[contact-form-7 id=”2262″ title=”Formulário Página Blog”]

Como funciona o ship from store?

Talvez a melhor forma de explicar como funciona o ship from store seja por meio de um exemplo. Imagine uma loja que vende computadores online. A cada nova venda, o fornecedor — como a Dell, HP ou Lenovo — recebe um pedido e remete a máquina ao lojista, que entrega ao cliente final.

Obviamente, lojas maiores possuem seus próprios estoques e armazéns, e esse computador já pode estar disponível em um deles. Nesse caso, a logística é mais fácil: não é preciso esperar pela produção e liberação do fabricante. Basta enviar do armazém para o cliente final.

Contudo, devido à pressão por entregas cada vez mais rápidas e ao problema da distância dos armazéns dos centros urbanos, surgiu uma nova opção. Suponhamos que esse e-commerce tenha também lojas físicas — e que, numa delas, há o computador que foi comprado pelo cliente online em estoque.

Então, o lojista coleta o computador da sua loja física e envia direto ao cliente final, que mora na mesma cidade. Com isso, a entrega pode ocorrer em questão de um dia ou mesmo horas — daí a vantagem de usar o modelo ship from store.

Vantagens do ship from store para seu negócio

O ship from store proporciona uma série de vantagens para empresas que estão no mundo físico e digital. Confira as principais:

Mais agilidade nas entregas

Um dos principais benefícios do ship from store é o ganho de velocidade nas entregas realizadas pelo e-commerce. Como, em geral, as lojas físicas estão mais próximas aos clientes do que os centros de distribuição, os pedidos chegam mais rapidamente.

E, naturalmente, uma entrega rápida é uma grande vantagem competitiva para uma loja virtual.

Saiba mais: O que é entrega expressa e como utilizá-la em uma loja virtual?

Redução de custos

Como as distâncias de entrega ficam mais curtas no ship from store, os preços dos fretes também diminuem. Dessa forma, a empresa economiza com custos de transporte e pode até mesmo oferecer vantagens como um frete grátis.

Confira o e-book: Como planejar o dia do frete grátis

Melhora na satisfação do cliente

O ship from store é excelente para melhorar os índices de satisfação de clientes e aumentar a fidelização no seu negócio. Afinal, quem não quer receber um produto mais rapidamente (às vezes, até no mesmo dia) ou ter a opção de buscá-lo na loja perto de casa?

Otimização da logística

O ship from store também contribui para a eficiência logística da empresa. Isso porque os espaços das lojas físicas são aproveitados para o armazenamento, as distâncias dos fretes diminuem e o estoque dos pontos de venda gira mais rapidamente.

Saiba mais: Logística proativa: dicas infalíveis para reduzir custos e problemas

Como implementar o ship from store na sua empresa

Usar uma estratégia de ship from store é possível, inicialmente, para qualquer empresa que possua lojas físicas. Contudo, há alguns cuidados que devem ser observados na sua implementação. Confira a seguir:

Verifique se há espaço suficiente nas lojas

Para que o ship from store funcione, é necessário que você tenha, inicialmente, espaço suficiente para armazenar os produtos nas lojas físicas. Isso porque os armazéns serão usados para guardar e movimentar todo o estoque — aquele que será vendido online e aquele que será comercializado no ponto de venda.

Prepare a operação na loja

Para trabalhar com ship from store, é preciso ter uma equipe preparada para realizar as etapas de controle de estoque, separação e expedição de pedidos. Logo, você terá que criar um processo logístico interno e treinar os colaboradores.

Integre os sistemas de controle de estoque

Quando o cliente faz uma compra online e você trabalha com entregas a partir da loja, precisa garantir que o item esteja disponível na loja física. Portanto, os estoques online e físico precisam estar integrados.

Garanta a logística reversa

É normal que as lojas online tenham uma taxa de devolução de pedidos. Logo, sua loja física precisa estar preparada para executar a logística reversa e realizar trocas e devoluções com agilidade.

Vale a pena adotar o ship from store?

Depois de conhecer o ship from store, você já tem informações suficientes para considerar a adoção dessa modalidade logística na sua empresa. É importante considerar todos os investimentos em treinamento, tecnologia e gestão antes de optar por essa estratégia.

Mas, se você quer uma solução mais prática, pode escolher a plataforma logística completa da Mandaê. Nossos algoritmos se encarregam de organizar suas entregas, selecionar a melhor transportadora e otimizar os custos dos fretes a cada envio.

Veja como funciona nosso processo logístico no vídeo abaixo:

Se você gostou do que viu, faça agora seu cadastro e adote a solução logística mais inteligente do mercado.

Avalie este post

Compartilhe

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mandaê, branca
  • Prazos Competitivos
  • Menores Custos
  • Suporte Humanizado
  • Satisfação Garantida