homem sentado em frente a um computador pesquisando se nuvemshop é bom

6 estratégias de controle financeiro para e-commerce

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve faturar R$169,5 bilhões em 2022, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Mesmo com números tão animadores, muitos empreendedores não conseguem alcançar grandes resultados por dificuldades em fazer a gestão do e-commerce de forma eficiente, especialmente, quando o assunto é controle financeiro.

Afinal, para crescer – e permanecer no mercado – é preciso ter atenção ao planejamento financeiro, definir uma margem de lucro adequada, cuidar do fluxo de caixa, da gestão fiscal e de muitos outros processos.

A gente sabe que fazer tudo isso pode ser desafiador e, para te ajudar, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer 6 estratégias de controle financeiro para e-commerce que vão te ajudar a manter e impulsionar o seu negócio. Vamos lá?!

  1. Fique atento ao fluxo de caixa

O primeiro item da lista não poderia ser diferente: fluxo de caixa. 

Ele é a base do controle financeiro para e-commerce e pode ser definido como o registro de todas as movimentações financeiras que acontecem durante o mês (ou período).

É por meio do fluxo de caixa que o empreendedor consegue avaliar e conhecer a saúde financeira do e-commerce, sendo capaz de identificar se a empresa está indo bem ou se precisa mudar algumas estratégias.

Além disso, o fluxo de caixa evidencia quais gastos podem ser cortados, mostra se a margem de lucro realmente está boa e identifica problemas financeiros logo de início, enquanto eles ainda podem ser resolvidos.

  1. Faça um planejamento financeiro

Com o fluxo de caixa pronto, você poderá criar o planejamento financeiro da sua empresa para destacar o seu negócio na internet.

Nesta etapa, você vai avaliar o que precisa ser melhorado, quais são as despesas que podem ser cortadas, quais são as vendas que possuem maior margem de lucro, além de planejar as metas e definir os indicadores.

Para aprender mais sobre o assunto leia o conteúdo completo sobre como fazer o planejamento financeiro ou aproveite para baixar um modelo completo (com planilha) de planejamento financeiro para e-commerce.

  1. Estude os meios de pagamento

Não é novidade dizer que todo e-commerce precisa de um gateway de pagamento e que ele influencia diretamente nas vendas e na lucratividade do negócio. 

Então, uma das estratégias de controle financeiro para e-commerce é estudar os meios de pagamento que existem e avaliar se o seu está fazendo sentido.

Afinal, o meio de pagamento precisa ser seguro, estável e fácil de usar. Do contrário, você pode perder vendas porque o sistema está fora do ar ou porque ele não é intuitivo para o cliente (o que gera muitos carrinhos abandonados).

Além disso, é preciso considerar as taxas e os prazos de recebimento, uma vez que eles interferem diretamente no seu lucro e capital de giro. 

Nessa mesma linha, não se esqueça de conferir se é possível antecipar as vendas a prazo e, se sim, qual será a taxa cobrada. 

  1. Realize o controle fiscal adequado

Outra estratégia de controle financeiro para e-commerce é realizar adequadamente o controle fiscal da sua empresa. 

Para isso, é preciso acompanhar os tributos, entender qual é o melhor regime para a sua empresa e realizar o pagamento dos impostos em dia.

Também é fundamental realizar a emissão de todas as notas fiscais e não realizar a omissão de nenhuma informação. Inclusive, uma boa dica é contar com a ajuda de um bom software emissor de notas fiscais.

Tudo isso evita surpresas e, claro, o pagamento de dívidas ou multas estabelecidas pelo governo pelo descumprimento de alguma questão fiscal.

Ah! Uma dica importante é não deixar todo esse cuidado nas mãos do contador. Esteja próximo do profissional que trabalha para a sua empresa e entenda o que acontece no financeiro do seu negócio.

  1. Tenha um controle de estoque eficiente

Conhecer o estoque e fazer o gerenciamento correto dos produtos do seu e-commerce são estratégias indispensáveis para ter um bom controle financeiro. Afinal, estoque é dinheiro e deve ser tratado como tal.

Por isso, sempre pense em estratégias para movimentar aqueles produtos que “encalharam” no estoque. Por exemplo, monte KITs, faça ações promocionais ou reanálise se o seu preço está competitivo. 

Também vale a pena tomar cuidado para não ficar sem estoque do produto que mais vende no seu e-commerce. Para isso, se atente ao prazo de entrega dos fornecedores e seja rigoroso com o nível do estoque.

Por fim, é importante calcular como está a margem de perda e desvio de produto, além de avaliar se os custos operacionais estão altos e se há algo para melhorar no processo de logística.

Em todos os casos, uma boa estratégia é contar com a ajuda da Mandaê – empresa especializada em melhorar os processos de entrega do seu e-commerce. Conheça mais.

  1. Utilize um bom sistema ERP

Um controle financeiro eficiente depende de um software ERP. 

É por meio dele que o empreendedor consegue acompanhar toda a gestão empresarial de maneira integrada e automatizada, o que se traduz em produtividade e eficiência.

Um bom sistema oferece recursos, como fluxo de caixa, controle de estoque, gestão de vendas, acompanhamento de fornecedores, agenda online, emissão de notas fiscais e muito mais.

Por ser completamente integrado, o sistema agiliza o seu trabalho, reduz a chance de erros e o número de burocracias dentro da sua empresa.

Por exemplo, ao registrar uma venda no ERP, ele atualiza automaticamente as contas a receber e o fluxo de caixa. Do mesmo modo, quando você lança uma nota de entrada, ele atualiza as contas a pagar e o estoque.

Além disso, o software gera relatórios financeiros, o que facilita a tomada de decisão e o desenvolvimento de ações estratégicas.

Ah! E, ao contrário do que muita gente pensa, existem ERPs excelentes com preços acessíveis, como o Simples Agenda. O software ainda oferece teste gratuito por 35 dias, sem compromisso! Vale a pena conhecer!

Aprendeu como melhorar o controle financeiro do seu e-commerce?

Ao longo deste artigo, você conferiu estratégias de controle financeiro para e-commerce. Lembre-se de que uma dica não exclui a outra! O recomendado é estudar cada tópico e aplicar as estratégias que mais atendem a sua empresa.Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que o seu e-commerce tenha muito sucesso!

Avalie este post

Compartilhe

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo Mandaê, branca
  • Prazos Competitivos
  • Menores Custos
  • Suporte Humanizado
  • Satisfação Garantida